
Breno Caldas: Poder e declínio de um dos mais
influentes jornalistas gaúchos

Aline Strelow ∗

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Índice

1 Correio do Povo: Precursor do jornal-
ismo informativo no Rio Grande do
Sul 1

2 Breno Caldas – construção e declínio
de um conglomerado 3

3 Conclusão 11

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo re-
fletir sobre a trajetória do jornalista e em-
presário Breno Caldas, que dirigiu por 49
anos o Correio do Povo, periódico que,
por pelo menos sete décadas, foi o prin-
cipal jornal do Rio Grande do Sul e um
dos maiores do Brasil. Filho do fundador
da folha, Francisco Antônio Vieira Caldas
Júnior, Breno Caldas foi o responsável, tam-
bém, pelo lançamento de importantes veícu-
los de comunicação do Estado, como os jor-
nais Folha da Tarde e Folha da Manhã, e
as emissoras Rádio Guaíba e TV Guaíba.

∗ Jornalista. Doutora e Mestre em Comunicação
pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul (PUCRS). Professora do curso de graduação
em Comunicação da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS).

Através de uma pesquisa histórica e biográ-
fica, pretende-se contribuir para o estudo da
história do jornalismo no Rio Grande do Sul
e dos personagens que lhe deram vida.

Palavras-chave: Jornalismo; História da
imprensa; História da imprensa no Rio
Grande do Sul; Breno Caldas; Correio do
Povo.

1 Correio do Povo: Precursor do
jornalismo informativo no Rio
Grande do Sul

O Correio do Povo iniciou suas atividades
no primeiro dia de outubro de 1895, fundado
por Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior,
juntamente com Mário Totta e José Paulino
Azurenha. Tratava-se de um periódico que
já nascia com o propósito de renovar a im-
prensa no Rio Grande do Sul, até então ex-
plicitamente atrelada a interesses político-
partidários. Foi o primeiro jornal do Estado
a organizar-se como empresa com finalidade
lucrativa e manifesta, o que possibilitou a
construção de um novo regime jornalístico.
As quatro primeiras décadas do século XX
serão marcadas pela transição da imprensa
político-partidária ou literária, regimes dom-
inantes até então, para o noticioso, repre-



2 Aline Strelow

sentado pelo Correio do Povo (RÜDIGER,
1998). O objetivo de Caldas Júnior, con-
forme teria dito em conversa com Mário
Totta, era criar um jornal para as massas,
livre, independente, para ser lido por todos
e não por indivíduos de uma ou outra facção
política. “Um jornal que não será escravo de
políticos, nem de politiqueiros. Um jornal
no bom sentido”, teriam sido suas palavras
(GALVANI, 1994).

Como bem sublinha Galvani (1994), o
desenvolvimento do jornalismo moderno no
Rio Grande do Sul está diretamente ligado à
trajetória do Correio do Povo, especialmente
por seu posicionamento – o jornal se apre-
sentou ao público como órgão de nenhuma
facção, que não se escraviza a cogitações
de ordem subalterna. A conjuntura, con-
forme reflete Rüdiger (1998), era propícia a
uma proposta como essa. O estado recém
saía da Revolução Federalista, uma luta san-
grenta que durou quase três anos e dividiu
profundamente a sociedade gaúcha, propor-
cionando um contexto favorável para o surg-
imento de um jornalismo não-comprometido
com a política, mas somente com a causa
pública.

Os jornais que se destacaram anos mais
tarde, como o Diário de Notícias, co-
mungavam do mesmo ideário, dos jornais
como veículos de informação responsáveis
pelo registro e pela divulgação verídica dos
fatos. A racionalidade emergente no mer-
cado constitui uma nova doutrina jornalís-
tica, que, pelo menos no discurso, coloca a
informação em primeiro lugar. O que ocorre,
e muitos episódios na história do Correio
do Povo provam isso, é que os jornais não
deixam completamente de lado seu caráter
político, apenas não defendem suas posições
de modo tão explícito.

Além de inovar no conteúdo e na linha
editorial, a exemplo do que faziam diver-
sas folhas da época, o Correio do Povo se
sobressaía, sobretudo, pela moderna pos-
tura empresarial de Caldas Júnior diante do
negócio, com investimentos importantes em
infra-estrutura, pessoal e aparatos tecnológi-
cos.

Caldas Júnior organizou sua empresa em
termos familiares, mas sem excluir da di-
reção do jornal os valores do jornalismo
da época com que podia contar; fez su-
cessivas reformas em suas oficinas, com
vistas à redução de custos e ao aumento
da produtividade; procurou equiparar os
padrões gráficos do jornal aos mais mod-
ernos do País, aumentando o número de
páginas e o formato da folha, sem custos
adicionais para o leitor. Em 1910, final-
mente, montou a primeira impressora ro-
tativa no Estado e, nos anos seguintes, as
quatro primeiras linotipos, completando
um ciclo de renovação e reinvestimen-
tos que elevou a tiragem do jornal dos
mil exemplares, iniciais, para dez mil, em
1910. (RÜDIGER, 1998, p. 65).

Rapidamente, o jornal conquistou a hege-
monia no mercado. Com custos reduzi-
dos, permitiu o acréscimo dos pequenos
anúncios, aumentando as vendas e criando
leitores para os grandes anunciantes. O
crescimento permitiu inovações, como a su-
pressão dos adjetivos, em uma iniciativa
que revolucionou a linguagem jornalística
da época e, é claro, desagradou a alguns
dos “estimados” amigos do periódico. Neste
mesmo ano de 1910, em que o Correio do
Povo fortalecia-se como a principal folha do
Estado, nasceu Breno Alcaraz Caldas.

www.bocc.ubi.pt



Breno Caldas 3

O menino tinha apenas três anos quando,
em 1913, seu pai Francisco Antônio Vieira
Caldas Júnior, faleceu. Familiares e homens
de imprensa da época intercalaram-se na di-
reção do jornal, sempre sob a supervisão
da viúva Dolores. Passariam mais dez até
Breno, com 13 anos, começar a manifestar
seu interesse em trabalhar no jornal, como
conta Galvani: “Já tinha pedido várias vezes
à mãe, que o continha, dizendo: - Aos 15,
filho. Você fará todo o caminho” (1994, p.
232). Terminados os dois anos estipulados
por Dona Dolores, Breno foi trabalhar na
revisão do jornal. Ele chegava do colégio,
fazia o dever de casa, jantava e ia para o
Correio do Povo. Não demorou muito para
começar a escrever notas e trabalhar como
auxiliar de redação.

2 Breno Caldas – construção e
declínio de um conglomerado

Em 1929, em meio à polêmica saída do pri-
mogênito de Caldas Júnior, Fernando Cal-
das, da direção do jornal, Breno Caldas, aos
19 anos, alcançou o posto de redator-chefe.
Seu plano, na verdade, era fazer um está-
gio no O Estado de S. Paulo, mas a respon-
sabilidade com o veículo da família falou
mais alto e, mesmo bastante jovem, ele as-
sumiu o desafio. Sua inexperiência, à época,
facilitava o abuso por setores interessados.
Foi nesse período que Breno iniciou sua tra-
jetória como uma das principais personali-
dades públicas do Rio Grande do Sul, “vice-
rei” do Estado, como muitos diziam. “Breno,
discreto e eficiente, tinha luz própria. O
pessoal da oficina adorava o jovem, e suas
relações na cidade, da melhor qualidade,
começavam a colocá-lo no pedestal onde se

viu mais tarde”, recorda Galvani (1994, p.
274).

Breno Caldas foi uma das mais influentes
personalidades do Rio Grande do Sul. Em
2001, a revista Press, no especial Nomes
que fizeram a imprensa gaúcha, publicou
uma matéria sobre ele, com o título “O mais
poderoso jornalista gaúcho”, deixando claro
que, mesmo na atualidade, o poder de Breno
Caldas ainda não foi superado. A definição
se justifica: no auge do Correio do Povo,
os mais importantes líderes políticos que
chegavam a Porto Alegre – deputados, gov-
ernadores e presidentes – iam visitá-lo na
redação do jornal. Sua influência política era
tamanha que, em 1979, foi consultado so-
bre a indicação do novo governador do Es-
tado, que substituiria Sinval Guazzelli, em
uma época em que os ocupantes deste cargo
eram escolhidos. Em 1969, uma reportagem
publicada em São Paulo o apontava como o
6ž homem mais rico do Brasil (CALDAS,
1987).

2.1 Relações políticas
Já no primeiro ano de Breno Caldas como
redator-chefe do Correio do Povo, o jornal
demonstrava seu alinhamento político – es-
tava integrado ao espírito da Aliança Liberal,
comprometido com os ideais da Revolução
de 30. No dia 05 de outubro de 1930, o jornal
publicava um manifesto de Getúlio Vargas,
intitulado: “Rio Grande, de pé pelo Brasil,
não poderás falhar ao teu destino”, em inte-
gral apoio à revolução. (GALVANI, 1994, p.
287). Em depoimento ao jornalista José An-
tônio Pinheiro Machado, Breno Caldas rev-
elou, inclusive, que o Correio do Povo aju-
dou a financiar a Revolução de 30: “Pag-
amos viagens, despesas dos revoltosos... Por

www.bocc.ubi.pt



4 Aline Strelow

causa desses gastos, os anos de 1929 e 1930
aparecem como os únicos em que fechamos
o ano em vermelho, até os tempos mais re-
centes...” (CALDAS, p. 107).

Em 1932, durante a Revolução Constitu-
cionalista, novamente o jornal posiciona-se
em favor de um movimento revolucionário.
De acordo com Breno Caldas, “o Correio do
Povo procurava ter uma posição de neutral-
idade, mas, para ser bem franco, era, sem
dúvida, uma neutralidade simpática aos re-
voltosos de 32” (1987, p. 110). Naquele
ano, o então diretor do Correio, André Car-
razzoni, redigiu um artigo intitulado “Uma
pitada de bom senso”, no qual se solidarizava
com o general Flores da Cunha, que estava
sendo acusado de trair a Revolução de 1932.
Era 13 de julho, Breno estava na redação,
quando apareceu um funcionário da oficina
para comentar o artigo paginado na primeira
página, assinado por Carrazzoni, que pro-
duziu o texto em casa, alegando estar doente.

Ora, o Correio do Povo, no meu modo
de ver, não podia assumir aquela posição!
Embora fosse um artigo assinado, era
um artigo assinado pelo diretor do jor-
nal. Artigo assinado ou não, era o jor-
nal que estava tomando aquela posição
diante da Revolução Constitucionalista!
(...) Quando li, determinei na hora: “Tira
fora”. “Mas já está paginado”, me disse
o rapaz da oficina. “Não faz mal”, re-
spondi, “faz a paginação de novo e tira
fora”. Depois de mandar tirar o artigo,
fiquei lá até quatro e meia da madrugada,
a hora do jornal rodar: o jornal rodou e eu
saí. Naquela época, a gente ia de madru-
gada lá para o Café Provenzano...
(...)

... e naquele dia eu cheguei no Proven-
zano para tomar um café e vi num canto
o Carrazzoni, sentado a uma mesa, soz-
inho. Aí eu fui lá falar com ele: “Como é,
poeta (eu o chamava de poeta), tu não es-
tavas doente?” Ele ficou sem jeito, disse
que tinha melhorado: “Eu só saí para
tomar um café”. Aí ele foi direto ao as-
sunto: “Eu soube que tu tiraste o meu ar-
tigo da página”. “É, tirei.” Aí ele disse:
“Eu não posso tolerar essa situação!”. Eu
concordei: “É, eu imagino.” Ele disse en-
tão: “Amanhã eu vou procurar a tua mãe,
que foi quem me entregou a direção do
jornal, e vou dar uma explicação a ela”.
Aí eu disse a ele que não se preocupasse,
que iria lhe poupar o trabalho, eu mesmo
falaria com ela (CALDAS, 1987, p. 111
e 112).

Com a saída de Carrazzoni, Breno Caldas
passa a atuar junto à direção da empresa, em-
bora assuma oficialmente o cargo de diretor
apenas em 1935. A situação política do País
continuava tensa – Getúlio havia dominado
a rebelião paulista, mas Borges de Medeiros,
ex-presidente do Rio Grande do Sul, fazia
oposição a ele. Para garantir que a cober-
tura do Correio do Povo não seria compro-
metida pela “onda de oposição” de Borges
de Medeiros, Breno convocou uma reunião
com sua equipe, a qual recebeu a seguinte
orientação: “A situação está preta. Eu já con-
trolei o barco fazendo o Carrazzoni – grande
colega e ótimo redator – saltar fora. Mas não
vai dar para comprometer o Correio nessa
onda de oposição do Antonio Chimango...
A partir de hoje, qualquer notícia da situ-
ação política do Rio Grande e do País passa
por minha mesa, certo?” (GALVANI, 304).
Mesmo com este direcionamento, o Correio

www.bocc.ubi.pt



Breno Caldas 5

do Povo continuava a contemplar, no noti-
ciário, fatos como a volta dos exilados, por
exemplo, embora sem combater o decreto
que cassava os direitos políticos, como fez
a imprensa carioca.

A Assembléia Nacional Constituinte,
agendada para maio de 1934, era motivo de
cobertura apaixonada pelo jornal de Breno
Caldas. Em nível nacional, as eleições mel-
horaram um pouco as conturbadas relações
com o governo federal, o que não impediu
entrechoques regionais, como os que acon-
teceram no Rio Grande do Sul. Flores da
Cunha, interventor do Estado, temia ser der-
rotado no pleito e estava atento à posição
do Correio do Povo. Quando João Neves
da Fontoura, exilado e um de seus princi-
pais oponentes, voltou para o Brasil, em 28
de setembro de 1933, Flores da Cunha quis
conferir o que sairia no Correio do Povo no
dia seguinte. Para isso, conforme destaca
Galvani (1994), mandou um oficial da Casa
Militar à Caldas Júnior ver o que seria publi-
cado no jornal no dia seguinte e, conforme o
caso, agir “de acordo com a lei”. Não houve
edição no dia 29 de setembro, o jornal foi
impedido de circular.

Flores da Cunha constitui-se no maior ad-
versário político da folha – no ano seguinte,
mandou prender e surrar o diretor Alexan-
dre Alcaraz, obrigando-o a proteger-se, “em-
igrando”. Quando Alexandre resolveu, por
uma série de motivos, ir embora para o Rio
de Janeiro, a direção do jornal ficou oficial-
mente a cargo de Breno Caldas. No dia 18
de dezembro de 1935, o noticiário do Cor-
reio do Povo informava:

Deixou a direção do Correio do Povo o
Dr. Alexandre Alcaraz, que a vinha ex-
ercendo há longos anos.

(...)
Nesta data, assume as funções de diretor
do Correio do Povo o Dr. Breno Caldas,
que exercia as de chefe da nossa redação.
Filho do saudoso fundador desta folha, o
diretor atual será, a sua frente, um digno
continuador da obra de Caldas Júnior.

Foi com Flores da Cunha um dos enfrenta-
mentos mais difíceis de Breno Caldas, de-
pois de ter assumido a direção do Correio,
conforme refere em suas memórias (1987, p.
117). Seu cunhado, Plínio Brasil Milano, era
adepto de Flores da Cunha e, certa vez, in-
sistiu muito para que Breno fosse conversar
com o general.

Então eu concordei em ir ao Palácio para
fazer a vontade do Plínio. Chegamos
ao gabinete, o Flores estava fardado de
general. Foi me dizendo logo, de forma
provocativa, falando bem marcado, como
gaúcho da campanha: “Como é que vai
este jornalista o-po-si-cio-nis-ta?” Eu re-
spondi no mesmo tom: “E esse gover-
nador, como é que vai? Meio malito,
não?” Na época, ele estava sendo pres-
sionado pelo Getúlio, que era presidente
da República: o Flores estava às vésperas
de cair. Quando eu falei que ele estava
malito, se enfureceu: “Sim, malito pelas
tuas intrigas! Pela situação que tu e os
teus comparsas me criaram!” Começou a
me fazer acusações aos berros e explodiu,
por fim: “E tu, fica sabendo que eu te
meto na cadeia”. Eu fiquei numa situ-
ação incrível. Pensei cá comigo: eu não
vim aqui para ser destratado. E me deu
um troço, me levantei indignado e disse a
ele com energia: “Eu não vim aqui para
ouvir os seus desaforos! Eu vim aqui

www.bocc.ubi.pt



6 Aline Strelow

só porque o meu cunhado, que está aqui,
me pediu. Eu não devo nada ao senhor!
Pelo contrário. O senhor é que sempre
nos tratou de uma maneira hostil. Nos
perseguiu, espancou os nossos jornalis-
tas. O senhor deportou o nosso diretor
e vários dos nossos redatores. O senhor
proibiu o Correio do Povo de circular na
Viação Férrea...”
(...)
Eu estava brabo, me levantei, fui de dedo
em riste em direção a ele: “Pois, en-
tão, me prenda, general! Eu quero sair
preso daqui hoje!”. Aí ele ficou subita-
mente calmo, me pegou pelo braço e
disse: “Vem cá, senta aqui. Eu não vou
fazer isso contigo. Tu sabes a consid-
eração que a tua mãe me merece. Eu
vou te dar um cavalo. Tem aquele cav-
alo tordilho, o Harmonia, que eu sei que
tu gostas. Pois eu vou te dar o Harmo-
nia!”. Fiquei desconcertado. Agradeci,
disse que não aceitava o cavalo, só queria
que ele nos deixasse em paz, me despedi
e fui embora... (CALDAS, 117-118).

Os conflitos políticos decorrentes dos
posicionamentos adotados pelo jornal
seguem ao longo da história do periódico.
Embora defenda a bandeira da neutralidade,
o Correio do Povo, em sua trajetória, cos-
tuma posicionar-se com clareza em relação
aos acontecimentos, como fez quando
apoiou o golpe militar de 1964, que veremos
mais adiante.

2.2 Aposta no vespertino – a
experiência da

Folha da Tarde

A ousadia de Breno Caldas como em-
presário tornou possível o lançamento, em
1936, do jornal vespertino Folha da Tarde.
A sugestão do tablóide foi do colega Alcides
Gonzaga, recém-chegado de Buenos Aires,
onde o formato fazia sucesso, especialmente
com o jornal Crítica. Em sua obra sobre a
história da Folha da Tarde, Galvani (1996)
relata o diálogo que deu origem ao jornal:

- Breno, dá uma olhada nestes jornais que
eu trouxe. A coqueluche de Buenos Aires
é este Crítica, veja, bem menor que o
nosso, parece com o formato com que o
teu pai começou o Correio. Menor ainda.
- Como os de Londres, os jornais da tarde
de Londres – respondeu-lhe Breno.
E, depois de um instante de silêncio que
ficou entre eles:
- Alcides, o que achas da gente entrar
com um vespertino?
- Bela idéia, Breno! – respondeu logo
Gonzaga que não estava aí para discutir
com o “chefe” e era notoriamente con-
hecido pela sua gentileza e maneiras ele-
gantes no trato com as pessoas.
Breno Caldas fixou-o com o laço azulado
dos seus olhos claros e concluiu:
- E com este tamanho aí, para diferenciá-
lo bem de qualquer outro e principal-
mente do Correio! (GALVANI, 1996, p.
21).

A primeira edição da Folha da Tarde saiu
em 27 de abril de 1936, com um atraso de
sete horas – era para sair às 16h e acabou
circulando apenas às 23h. Isso porque os
redatores não estavam acostumados com o
formato, não calcularam o espaço e fizeram
muitas matérias a mais. Mais popular do que
o irmão mais velho, a Folha da Tarde caiu no

www.bocc.ubi.pt



Breno Caldas 7

gosto dos leitores e encontrou grande recep-
tividade. De acordo com Breno Caldas, sua
redação contava com os melhores jornalistas
do Correio do Povo (1987).

Durante a Segunda Guerra Mundial, as
edições do jornal eram aguardadas em frente
ao prédio da Caldas Júnior, no centro de
Porto Alegre. Como circulava ao meio-dia, a
Folha podia publicar as últimas notícias das
frentes de batalha na Europa. Não havia TV,
o radiojornalismo era incipiente no Estado
e a Folha mantinha os leitores atualizados
através das notícias que recebia, por teleti-
pos, das agências.

Os conflitos políticos que marcaram a
história do Correio do Povo também tiveram
vez na Folha da Tarde. O jornal estava em
seu primeiro ano e o diretor Vianna Moog
mantinha uma coluna política, a qual assi-
nava com o pseudônimo de Usbek. Eram
cartas de cunho político, nas quais fazia
alusão ao “embaixador”, que, todos sabiam,
era Oswaldo Aranha. No dia 20 de novem-
bro de 1936, a coluna de Moog trazia críti-
cas e ironias ao “embaixador”, considerado
um “grande amigo” da Caldas Júnior – foi
Oswaldo Aranha quem impediu a venda do
Correio do Povo, em 1929, para os Diários
Associados, de Assis Chateaubriand. O ar-
tigo foi publicado em uma sexta-feira e, na
segunda, a Folha já circulava com novo di-
retor e... com uma matéria que era um
“hino público de reverência ao embaixador”
(GALVANI, 1996).

Breno Caldas (1987) lembra de ter aler-
tado Vianna Moog sobre o teor de seus arti-
gos, sempre favoráveis a Flores da Cunha:
“Eu chamei a atenção dele: ‘Olha, Moog,
tu estás saindo do trilho, assim não dá!’.
(...) Eu disse que o primeiro artigo que
ele fizesse, não precisaríamos nem conver-

sar, eu receberia como pedido de demissão
dele. (...) Ele saiu, mas ficamos amigos”.

O formato tablóide, que distinguia a Folha
dos demais na época de seu surgimento,
acabou influenciando os jornais que apare-
ceram depois e o próprio Correio do Povo,
já sob nova direção, em 1987, que também
aderiu ao tamanho menor, uma caracterís-
tica marcante dos jornais do Rio Grande do
Sul. A Folha da Tarde deixou de circu-
lar em 1984, juntamente com o Correio do
Povo, reflexo da grave crise financeira que
atingiu a empresa. Embora muitos de seus
ex-redatores continuem se encontrando em
eventos anuais e acalentando o sonho de ver
o jornal novamente nas bancas, não há sinal
de que isso possa vir a acontecer.

2.3 Rádio Guaíba
Em 1957, a Caldas Júnior ingressa no campo
da radiodifusão, com a fundação da Rádio
Guaíba. A emissora rapidamente tomou a
dianteira dos concorrentes na área do jornal-
ismo, investindo maciçamente em coberturas
esportivas e em programas noticiosos regu-
lares (RÜDIGER, 1998). Assim como dos
demais veículos da empresa, a rádio também
contava com a influência direta de Breno
Caldas, que desenhou a programação da
emissora de modo que ele mesmo gostasse
de ouvi-la (CALDAS, p. 68). “Queríamos,
com o advento da Rádio Guaíba, fazer algo
com um pouco mais de nível intelectual...
(...) O mais impessoal possível. (...) E assim,
desde o início, a Guaíba buscou um padrão
sóbrio, sem jingles, procurando respeitar a
inteligência... a seriedade do ouvinte...”, afir-
mou (p. 67 e 68).

Em 1961, contra a vontade de Breno Cal-
das, a Rádio Guaíba foi encampada por

www.bocc.ubi.pt



8 Aline Strelow

Leonel Brizola, governador do Estado à
época, dando origem à Rede da Legalidade,
que operou durante 12 dias, enfrentando
o governo federal para garantir a posse
do vice-presidente João Goulart e evitar a
tomada do poder pelos militares1. O movi-
mento cresceu rapidamente, agregou out-
ras emissoras e conseguiu muitos adeptos
mesmo fora do Rio Grande do Sul.

(...) o Contursi, assessor de imprensa do
Brizola, me telefonou de manhã, dizendo
que o governador queria falar comigo.
O Brizola veio ao telefone, me cumpri-
mentou e disse: “Dr. Breno, eu quero
avisá-lo que eu resolvi encampar a Rádio
Guaíba. Já ocupei os transmissores lá na
ilha e vou ocupar agora aqui no centro,
e quero lhe dar conhecimento disso”. Eu
respondi que não aceitava uma situação
nesses termos: “Isso aqui é uma con-
cessão federal e é uma propriedade pri-
vada; o senhor está invadindo uma pro-
priedade privada e, ao mesmo tempo, es-
bulhando um direito de exploração de
uma concessão regularmente concedida”.
Aí ele disse que precisava, e que a ocu-
pação já estava em curso. Eu disse então
que não concordava e que ia para a rá-
dio resistir. O Brizola ponderou, insistiu
e disse que não adiantava tentar resistir,
que a ocupação já estava em curso. De-
pois de muita discussão, eu falei: “Então
o senhor faz o seguinte, me manda uma
carta ou um ofício... um documento ofi-
cial... o senhor assuma toda a respons-

1 O presidente Jânio Quadros havia renunciado -
seus ministros militares, alinhados ao governador da
Guanabara, Carlos Lacerda, uniram forças para vetar
o a posse do vice-presidente. O embate político teve
o rádio como principal arena.

abilidade desse gesto. Assim, da minha
parte não haverá problema, eu não posso
fazer nada, só posso me conformar com
o fato consumado, mas ao menos, quero
me resguardar” (p. 69 e 70).

Embora tenha sido a principal emissora
na Rede da Legalidade, mesmo que contra a
vontade de seu diretor, a Rádio Guaíba, as-
sim como o Correio do Povo, posicionou-
se em favor do golpe militar de 1964. À
época, dizia-se que Breno Caldas foi um
revolucionário de primeira hora. “A Rev-
olução de 1964, de um certo modo, contou
com a nossa participação, ou pelo menos
com a nossa simpatia. O pessoal que foi
ao poder em 1964... não é que fosse lig-
ado a nós – nós não tínhamos ligações políti-
cas com ninguém -, mas eram pessoas afi-
nadas conosco”, disse. De acordo com Gal-
vani (1994, p. 411), o apoio foi tão ostensivo
que o jornal se deu ao trabalho de explicar,
em editoriais, por que os militares estavam
certos e que aquele era o único caminho para
“salvar o Brasil”.

A boa relação com os presidentes militares
– o general Médici, por exemplo, foi rece-
bido com churrasco na sua casa – não im-
pediu que os veículos da Caldas Júnior fos-
sem censurados.

2.4 Folha da Manhã
Em 1969, Francisco Antonio Caldas, filho
de Breno Caldas e vice-presidente da com-
panhia, criou a Folha da Manhã, uma es-
pécie de ressurreição da Folha Esportiva,
que havia circulado de 1949 a 1963, como
órgão especializado em esportes, mas com
páginas de noticiário geral. O jornal ini-
cia “encaixado filosoficamente” nos padrões

www.bocc.ubi.pt



Breno Caldas 9

da Caldas Júnior. Em seguida, no en-
tanto, começa a divergir, aparecendo como
um “grande jornal alternativo” numa em-
presa tradicionalmente conservadora. Ideo-
logicamente, fazia oposição ao regime mili-
tar (GALVANI, 1993). Conforme Kucinski
(2003, p.95), inclusive, foi um dos poucos
jornais brasileiros a não perder o senso
crítico durante a ditadura. Breno Caldas, até
sua morte, repudiaria a “Folhinha”, como era
chamada, dizendo que lhe fora imposta, e
não uma criação sua. Assim como o Cor-
reio do Povo, sofreu censura prévia, como
no caso exemplar de 1973:

A censura apreendeu uma edição do Cor-
reio do Povo e da Folha da Manhã, por
causa de uma matéria que nós publi-
camos nos dois jornais. Era uma carta
do Julio Mesquita, diretor de O Estado de
S. Paulo, dirigida à Sociedade Interamer-
icana de Prensa, sobre a falta de liber-
dade de imprensa no Brasil. A Voz do
Brasil tinha dado a carta. E eu mandei
publicar também. Apareceu lá um cen-
sor dizendo que a notícia estava proibida
de sair nos jornais e eu pedi que ele me
trouxesse aquela determinação por es-
crito. A censura, naquela época, não que-
ria oficializar nada, eles se recusavam a
fazer qualquer proibição por escrito, para
dar a impressão de que não havia censura
no país. Era tudo de boca. Eu vim emb-
ora para casa e dei ordem ao Adail: olha,
sai a notícia de qualquer jeito. Se não vier
a ordem escrita, vamos publicar (CAL-
DAS, 1987, p. 81 e 82).

A carta foi publicada e as edições dos dois
jornais foram apreendidas por um pelotão de
choque que cercou a companhia assim que

as folhas rodaram. Na época, Breno Cal-
das sofria muitas pressões por ter em seus
quadros jornalistas ligados ao Partido Co-
munista. Assim como outros grandes em-
presários conservadores da época, como o
próprio Roberto Marinho, Breno Caldas con-
tratava e mantinha comunistas na sua equipe.
Costumava ironizar, no entanto, dizendo
que “o importante é mantê-los em minoria”
(CALDAS, 1987, p. 890).

Em 1980, a Folha da Manhã deixou de cir-
cular, depois de enfrentamentos internos e da
evasão de nomes expressivos de sua equipe.

2.5 TV Guaíba
Breno Caldas entrou tarde no mercado de
televisão. A primeira emissora do Rio
Grande do Sul, a TV Piratini, começou a op-
erar em 1959. A Caldas Júnior teria a sua
emissora, a TV Guaíba, apenas em 1978,
com uma plataforma definida por Suzana
Kilpp como de “programação regional in-
tensa e de caráter cultural” (2001, p. 38).
O alto investimento realizado para colocá-la
no ar, no entanto, foi um dos motivos para a
derrocada da empresa: “Algumas coisas que
não precisavam ser feitas, foram feitas, com
custos altíssimos. A TV Guaíba foi uma de-
las. A TV desequilibrou a empresa”, conta
Breno Caldas (1987, p. 28).

A conquista de uma nova concessão para
a emissora, já que a primeira havia vencido
pelo atraso da inauguração, foi alcançada
pelo bom relacionamento de Breno Caldas
com os generais:

Eu estava naquele faz-não-faz... Hesi-
tava muito. E aí o presidente Médici me
disse: “Vai em frente! A TV Guaíba vai
dar certo!” Nesse meio temo, enquanto

www.bocc.ubi.pt



10 Aline Strelow

pesávamos os prós e contras, a concessão
da TV caducou, e eu mandei o Francisco
Antônio, meu filho, que era gerente da
empresa, a Brasília para falar com o gen-
eral Geisel, que era candidato à sucessão
de Médici e tinha se oferecido para aju-
dar o Correio do Povo no que precisasse.
E ele deu um jeito. No Ministério das
Comunicações, arrumaram uma interpre-
tação da lei para que nós pudéssemos
recuperar a concessão da TV: cassaram
a concessão antiga e nos deram outra,
mediante nova concorrência (CALDAS,
1987, p. 29).

Antes mesmo de ser criada, a TV Guaíba
já havia despertado o interesse de Roberto
Marinho, que mantinha relações de amizade
com Breno Caldas. Em encontro no Rio
Janeiro, Marinho fez a proposta: por 600 mil
dólares montaria uma estação de TV para a
Caldas Júnior em Porto Alegre, transmitindo
a programação da Rede Globo. A proposta
não foi aceita. “O Roberto Marinho, é claro
– e por certo com toda a razão -, pensava em
criar, na verdade, uma televisão dele aqui,
quando me fez a oferta. E eu queria uma
televisão minha, que eu manobrasse, com a
minha orientação. E isso, é claro, só seria
possível se eu tivesse o controle do negócio”,
explica Breno Caldas (1987, p. 30).

De acordo com Kilpp (2001), embora a
TV Guaíba tenha viabilizado alguns progra-
mas importantes, especialmente na área do
telejornalismo e da cobertura cultural jor-
nalística, ela ruiu junto com a Caldas Júnior,
num mercado já monopolizado, tendo con-
tribuído, pelo não retorno do grande in-
vestimento, para o fechamento da empresa
poucos anos mais tarde, em 1984.

2.6 Crise
As dificuldades financeiras decorrentes da
tardia instalação de sua emissora de TV,
entre outros fatores, fizeram com que a
Caldas Júnior entrasse na década de 1980
em decadência. Breno Caldas lançou
mão de suas relações com políticos e em-
presários, mas não conseguiu evitar a queda:
“Começaram a surgir problemas por todos
os lados. Nós nos descapitalizamos demais
e começamos até mesmo a atrasar a folha
de pagamento, o que jamais tinha ocorrido
antes. Com isso surgiram as ações trabal-
histas em grande número, num vulto que
começou a pesar na balança”, afirma (1987,
p. 45). As dívidas, na casa dos milhões de
dólares, levaram cerca de 90% do patrimônio
pessoal de Breno Caldas, que vendeu o que
podia para sustentar o Correio do Povo. No
processo de falência, ele aparece como o
maior credor.

As propostas de ajuda apareceram, mas
não nos moldes que ele esperava. Muitos
queriam encampar o Correio do Povo, desde
que o governo federal entrasse com dinheiro.
Breno Caldas trabalhava com duas hipóteses:
ou ficava com tudo, através de empréstimos
legais, ou se vendia tudo, como acabou acon-
tecendo em 1984. Não faltaram interessados
em tirar vantagem da situação. O embaix-
ador Walther Moreira Salles propôs com-
prar a TV Guaíba por 5 bilhões de cruzeiros,
valor que acabaria com as dívidas da Caldas
Júnior. Para isso, no entanto, pediu a Breno
que conseguisse, com o governo federal, seis
estações de televisão a cabo.

Tudo bem... se era o jeito... e lá
fui eu para Brasília tratar do assunto.
Moreira Salles também foi. Quando o

www.bocc.ubi.pt



Breno Caldas 11

negócio bateu no Ministério de Comu-
nicações... Ah! O Roberto Marinho
deu o maior estrilo!... Ninguém fazia
nada no Ministério das Comunicações –
a começar aqui pelo Dentel – sem o bene-
plácito do Roberto Marinho e das Orga-
nizações Globo. A qualquer coisa que
você propusesse ao Ministério das Co-
municações, a primeira providência de-
les não era ver se a pretensão era ra-
zoável, se estava dentro do regulamento,
ou se seria do interesse do país. Não!
A primeira cogitação era verificar de que
modo aquilo afetava o Roberto Marinho.
Isso é visível. Isso até me foi dito, com
todas as letras! (p. 54)
Antes da derrocada final, que contou, in-
clusive, com uma greve dos jornalistas da
empresa, Breno Caldas recorreu, ainda,
ao presidente da República, João Baptista
Figueiredo, para sugerir que o governo
lançasse um fundo para amparar mate-
rialmente a imprensa nacional. A re-
sposta que ouviu foi que, para ele, pode-
ria fazer qualquer coisa. “Mas eu não
vou dar recursos para o O Estado de S.
Paulo me esculhambar. Eu sei que eles
estão quebrados, mas não vou dar din-
heiro para eles... Para o Jornal do Brasil?
Não”, teria dito Figueiredo. Mas Breno
afirmou não querer nada excepcional, ex-
clusivo para a Caldas Júnior, desejava um
investimento na imprensa como comple-
mento à abertura política (CALDAS, p.
58).

Em 1984, o Correio do Povo e a Folha da
Tarde deixaram de circular. Em 1986, a Cal-
das Júnior foi vendida para o empresário Re-
nato Bastos Ribeiro. O Correio do Povo
volta a ser produzido em seguida, com uma

outra roupagem. Em 2007, os veículos
da empresa foram vendidos para a Rede
Record, do bispo Edir Macedo.

Breno Caldas morreu três anos depois da
venda da empresa criada por seu pai, em
1989. Viveu seus últimos dias como fazen-
deiro, criando touros em uma propriedade
em Belém Novo, em Porto Alegre.

3 Conclusão

Como bem sublinha Higino Barros (1989),
poucos jornalistas no Brasil tiveram tanto
poder, por tanto tempo, quanto Breno Cal-
das. Assim como seus contemporâneos As-
sis Chateaubriand e Roberto Marinho, Breno
Caldas liderou um conglomerado de comu-
nicação e exerceu grande influência sobre os
mais diversos campos sociais. Sua trajetória
confunde-se com a própria história do jor-
nalismo no Rio Grande do Sul, marcada por
conflitos políticos e econômicos, muitos de-
les relacionados com os acontecimentos da
política nacional.

Breno Caldas assume o Correio do Povo
em um momento de glória – o jornal é o
maior e mais importante veículo impresso
do Estado, posição que manterá até a dé-
cada de 60. O “vice-rei” do Estado, como
era chamado, adotava uma posição política
conservadora, ao mesmo tempo em que de-
fendia, por vezes, a liberdade de imprensa.
Esse perfil paradoxal refletia-se na própria
história da Caldas Júnior – o Correio do
Povo, jornal que apoiou abertamente o golpe
militar, teve uma de suas edições apreen-
didas por publicar conteúdo em defesa da
liberdade de imprensa. Exemplar é, também,
a criação do jornal Folha da Manhã, um dos
poucos periódicos brasileiros que exerciam a
crítica durante a ditadura, mesmo que contra

www.bocc.ubi.pt



12 Aline Strelow

a vontade de Breno Caldas, que o manteve
em circulação por 11 anos.

A história de Breno Caldas e da Caldas
Júnior, analisada em um contexto mais am-
plo, da história da comunicação no Brasil,
deixa ver as íntimas relações que se desen-
ham entre os veículos de comunicação e o
poder – relações estas que se estreitam ou
desfazem de acordo com os interesses mo-
mentâneos de seus agentes. Assim como
Chateaubriand e Marinho, Breno Caldas es-
tremeceu governos, ajudou a construir e des-
fazer líderes, mostrando que dirigir um con-
glomerado de comunicação significa, tam-
bém, influenciar decisivamente a política de
um Estado, ou mesmo de um País. Pelo
menos essa foi a regra no século XX.

Bibliografia

BARROS, Higino. O centauro das rotativas.
Revista Imprensa. Ano 3, nž 25. São
Paulo, 1989.

BRAGA, Kenny. O mais poderoso jornal-
ista gaúcho. Revista Press: Nomes que
fizeram a história da imprensa gaúcha.
Porto Alegre, 2001.

CALDAS, Breno. Meio século de Correio
do Povo. Porto Alegre: L&PM, 1987.

GALVANI, Walter. Olha a Folha. Porto Ale-
gre: Sulina, 1996.

____. Um século de poder. Porto Alegre:
Mercado Aberto, 1994.

SILVA, Jandira M. M. da; CLEMENTE, Ir.
Elvo; BARBOSA, Eni. Breve histórico
da imprensa sul-rio-grandense. Porto
Alegre: Corag, 1986.

FERRARETTO, Luiz Artur Ferraretto. Rá-
dio e capitalismo no Rio Grande do Sul.
Canoas: Ulbra, 2007.

GOMES, Flávio Alcaraz. Prisioneiro 39310.
Profissão: Repórter. Porto Alegre:
L&PM, 1982.

KILPP, Suzana. Apontamentos para uma
história da televisão no Rio Grande do
Sul. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

MOREIRA, Sônia Virgínia. Rádio
Palanque. Rio de Janeiro: Mil
Palavras, 1998.

RÜDIGER. Francisco. Tendências do jor-
nalismo. Porto Alegre: Editora da Uni-
versidade/UFRGS, 1998.

WAINBERG, Jacques. Império das
palavras. Porto Alegre: Edipucrs,
1997.

www.bocc.ubi.pt


	Correio do Povo: Precursor do jornalismo informativo no Rio Grande do Sul 
	Breno Caldas – construção e declínio de um conglomerado
	Conclusão 

