
Rede Manchete: um estudo de caso∗

Renan Milanez Vieira
Universidade Estadual Paulista – Unesp

Índice
Introdução 1
1 Os primeiros passos da Rede

Manchete 2
2 A contribuição histórica pela teledra-

maturgia 3
3 A venda da Rede Manchete no final do

Governo Collor (1992-1993) 5
4 A reestruturação por meio das novelas

históricas 7
5 A Rede Manchete em 1998 8
6 Considerações sobre a trajetória da

Rede Manchete 13
Referências 15

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar a tra-
jetória da Rede Manchete de Televisão.
A emissora foi fundada pelo empresário
Adolpho Bloch em 1983 e foi uma das cinco
maiores redes do Brasil. A Rede Manchete
se destacou no jornalismo e na teledramatur-
gia, além de contribuir na disseminação da
cultura pop japonesa com a exibição de
séries e animações japonesas.

∗Renan Milanez Vieira é graduado em jorna-
lismo pela Universidade Estadual Paulista – campus
Bauru/SP. Orientação: Prof. Ms. Maria Helena
Gamas. renanmilanez@hotmail.com.

Palavras-chave: história da televisão
brasileira, TV Manchete, patrimônio his-
tórico.

Abstract

The objective of this article is to tell the
Rede Manchete trajectory. It was found by
the business man Adolpho Bloch in 1983 and
it became one of the biggest TV broadcast in
Brazil. Rede Manchete stand out in Journa-
lism and in soap operas. Over there, it con-
tributed for the Japanese pop culture become
popular with the exhibition of the cartoon
about it.

Key words: Brazilian television history,
TV Manchete, history heritage.

Introdução

ADOLPHO BLOCH nasceu no dia 8 de
outubro de 1908 na Ucrânia. Sua

família era de origem judaica e seu pai,
tipógrafo, tinha uma gráfica na cidade em
que moravam. Na década de 20, em vir-
tude da Revolução Russa, a Ucrânia foi alvo
de várias manifestações políticas, que resul-
taram na formação da República Soviética da
Ucrânia. Foi também um período de várias
perseguições a grupos sociais, como os de
origem judaica. Temendo essa perseguição,

renanmilanez@hotmail.com


2 Renan Milanez Vieira

a família de Adolpho Bloch decidiu sair do
país para se refugiar em outro local. Em-
bora tivessem intenção de ir para os Esta-
dos Unidos, Adolpho e sua família acabam
se refugiando no Brasil. Chegam ao Rio de
Janeiro em 1922.

Após se instalarem na cidade, a família
Bloch criou, no Rio de Janeiro, a gráfica
Joseph Bloch & Filhos. Os serviços inicial-
mente se restringem à impressão de folhetos,
convites e mapas. Com o tempo, a gráfica
cresce e passa a imprimir publicações edito-
riais de outros grupos de mídia, como revis-
tas e suplementos.

Na década de 50, Adolpho Bloch, con-
siderado como um empresário de sucesso
no ramo gráfico, tinha o sonho de ter sua
própria revista semanal. Nessa época, o em-
presário já tinha publicado títulos em outros
segmentos editoriais, faltava-lhe mesmo um
periódico que cobrisse os principais acon-
tecimentos históricos do mundo. Foi com
esse objetivo que nasceu a revista Manchete.
Logo na primeira edição, esclarece Oliveira
(2004), Manchete já mostrou bons resultados
em vendas, a publicação esgotou nas bancas
em três dias. O sucesso alcançado com a
revista Manchete fez com que os negócios
de Adolpho Bloch crescessem, montando
a Bloch Editores, que além de Manchete,
lançou outras revistas, como Pais e Filhos,
Ele e Ela e Mulher de Hoje.

Os investimentos em rádio e televisão
ocorreram a partir da década de 80. Foi nessa
época que Adolpho Bloch lançou as redes de
rádio Manchete FM, com cinco emissoras no
Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador,
Brasília e Recife) e Manchete AM (Rio de
Janeiro). Já o projeto da Rede Manchete de
televisão só se concretizou em 1983.

1 Os primeiros passos da Rede
Manchete

Adolpho Bloch desembolsou 50 milhões de
dólares para o desenvolvimento inicial da
Rede Manchete. No dia 5 de junho de 1983,
domingo, às 19h, iniciavam-se as transmis-
sões da Rede Manchete. A emissora iniciou
com um discurso do presidente da televisão
e do grupo Bloch, Adolpho Bloch, seguido
por depoimento de políticos. Em seguida,
entrava no ar o show intitulado “Mundo
Mágico”, seguido, às 22 horas, pela exibição
do filme “Contatos Imediatos de Primeiro
Grau”, de Steven Spielberg. A programação
de estréia da TV Manchete saiu do ar à uma
da manhã. Quanto aos resultados, Mattos
(2002) destaca que sua estréia abalou a lide-
rança em audiência da Rede Globo:

A estréia da Rede Manchete foi ex-
cepcional, atingindo picos de au-
diência que incomodaram a Rede
Globo. “O Mundo Mágico”
atingiu a marca de 33 pontos
no ibope contra 35 do “Fantás-
tico, o show da vida”, da Globo.
O filme de Spielberg, por sua
vez, alcançou, naquele dia, a
liderança de audiência, obtendo
27 pontos contra apenas 12 da
Globo(MATTOS, 2002, p. 197).

A linha de programação da Manchete foi a
de oferecer uma opção de qualidade na tele-
visão, com atrações voltadas para as classes
A e B, ou seja, para um público de maior
poder aquisitivo. Pode-se dizer que os pi-
lares de conteúdo eram o jornalismo, filmes,
séries e a programação infantil.

O “Jornal da Manchete” era um dos prin-
cipais programas da emissora. Essa primeira

www.bocc.ubi.pt



Rede Manchete: um estudo de caso 3

versão se destacava pela duração. O jornal
tinha quase duas horas de duração e era divi-
dido em vários blocos, como Manchete Es-
portiva, Manchete Panorama, entre outros.
Outro destaque veio com o programa Clube
da Criança, apresentado por Maria da Graça
Meneghel, mais conhecida como Xuxa. O
Clube da Criança foi o primeiro programa de
auditório no Brasil totalmente formado por
crianças e alcançou grande sucesso.

Em 1984, a Rede Manchete adquiriu os
direitos de transmissão do carnaval do Rio
de Janeiro e transmitiu com exclusividade
os desfiles das escolas de samba na Mar-
quês de Sapucaí. O grande evento garan-
tiu a liderança em audiência e foi consider-
ada a segunda vitória sobre a Rede Globo,
a emissora líder em audiência no Brasil. O
sucesso criou uma tradição da emissora dos
Bloch na cobertura do carnaval. No mês de
agosto desse ano, ocorreu o primeiro investi-
mento em teledramaturgia, com a minissérie
“A Marquesa de Santos”.

A Rede Manchete acumulava desde a es-
tréia um prejuízo de 80 milhões de dólares.
Nessa mesma época a emissora tinha uma
dívida de 34 milhões de dólares. No mês de
setembro, a emissora enfrentou sua primeira
greve de funcionários devido ao atraso no
pagamento de salários. Foi também nessa
época que a direção da televisão decidiu re-
formular a programação, diversificando mais
suas atrações. Desse modo, atrações mais
populares, como o programa “De Mulher
para Mulher”, de Clodovil Hernandes, e um
show de variedades comandado por Pepita
Rodrigues e Carlos Eduardo Dolabella, en-
traram no ar. No entanto, essas estréias
não alcançaram o sucesso esperado pela di-
reção da Manchete, o que fez com que a
crise se acentuasse mais. Para agravar ainda

mais a situação, a apresentadora do Clube da
Criança, Xuxa, troca a emissora de Adolpho
Bloch pela Rede Globo. Como resultado da
crise, cem funcionários foram demitidos e
a linha de shows, composta por programas
musicais e humorísticos foi desativada.

A situação da TV Manchete só melhorou
no segundo semestre de 1987, com a estréia
da nova apresentadora do programa Clube
da Criança, Angélica Ksyvicks. A fórmula
para o sucesso dessa nova fase, como destaca
Francfort (2008), estava no carisma da ap-
resentadora e na exibição de um gênero de
séries japonesas que se tornaram um grande
fenômeno de audiência e popularidade no fi-
nal da década de 80: “Além do carisma de
Angélica, os desenhos e o lançamento de
séries de heróis japoneses fizeram com que
o Clube da Criança se tornasse uma alterna-
tiva àqueles que só assistiam à Xuxa”.

2 A contribuição histórica pela
teledramaturgia

A teledramaturgia foi outra área que marcou
a história da Rede Manchete, junto com a
transmissão do Carnaval e das séries japone-
sas. Foi a partir da década de 80 que se
iniciou o primeiro ciclo de superproduções
de novelas, que alcançaram prestígio e reco-
nhecimento pelo público e pela imprensa.

Em 19 de julho de 1989, a Rede Manchete
estreou a novela Kananga do Japão. O
enredo ocorria na região da Praça XI, centro
do Rio de Janeiro, mais precisamente num
cabaré chamado Kananga do Japão, no ano
de 1929, a partir da grande crise econômica
que afetou o mundo. Dentro dos vários nú-
cleos da novela, havia um que se destacava,
pois contava a história da família Bloch e

www.bocc.ubi.pt



4 Renan Milanez Vieira

como se deu sua chegada ao Brasil. O de-
sejo de Adolpho Bloch em mostrar para os
brasileiros sua história impulsionou os inves-
timentos em Kananga do Japão, que tinha
por objetivo atrair faturamento para que a
emissora pudesse investir mais no gênero.
Kananga do Japão teve 208 capítulos e foi
exibida até 25 de março de 1990. Com
o sucesso em audiência e faturamento a
Manchete alcançou condições para continuar
produzindo novelas com altos investimentos.

A direção da Manchete, ao definir qual
seria a sucessora de Kananga do Japão, de-
cidiu trabalhar com um texto de Benedito
Ruy Barbosa, chamado Amor Pantaneiro. A
produção dessa novela envolvia grandes in-
vestimentos porque havia a necessidade de
se fazer filmagens externas, uma vez que as
cenas dessa história ocorriam na região do
Pantanal, na região do Mato Grosso.

Benedito Ruy Barbosa se inspirou para es-
crever Amor Pantaneiro após fazer uma via-
gem para o Mato Grosso, onde conheceu a
região do Pantanal. Admirado pelas belezas
naturais da região, decidiu que aquele lo-
cal seria o palco de sua novela. Nessa
época, o autor era contratado pela Rede
Globo, porém, a emissora não se interes-
sou pelo projeto devido aos custos e riscos
em se gravar na região do Pantanal. O au-
tor, então, aceitou uma proposta para traba-
lhar na Manchete em razão da oportunidade
de produzir seu projeto no Pantanal. Nasce
desse modo Pantanal, que, segundo, Franc-
fort (2008), foi uma produção que marcou
uma nova era na teledramaturgia, com ino-
vações na forma de produzir novelas e com
o sucesso de público e crítica:

Ainda hoje, quando as pessoas
lembram da Rede Manchete, in-

variavelmente se recordam de
Pantanal, seu grande sucesso.
Muitos pesquisadores e jornalis-
tas acreditam que existiu uma tele-
visão antes de Pantanal e outra de-
pois. Porque, pela primeira vez, a
hegemonia da Globo era quebrada
por outra emissora depois de dé-
cadas. E exatamente na teledra-
maturgia, o carro-chefe da Globo
(FRANCFORT, 2008, p. 152).

Pantanal marcou uma nova linguagem na
produção de telenovelas ao explorar a fauna
e a flora do Pantanal nas imagens externas,
além disso, a novela foi gravada realmente
nessa região, não houve o uso de cenografia
para recriar a região localizada no Mato
Grosso. Pantanal foi exibida de 27 de março
a 10 de dezembro de 1990. Foi, de acordo
com Francfort (2008), líder de audiência du-
rante sua exibição e, por exemplo, no dia 26
de abril de 1990, “bateu a Globo no Rio em
51 pontos contra 30 e, em São Paulo, por 29
pontos a 27”.

Quando Pantanal estava chegando ao final,
criou-se o projeto de uma novela itinerante,
cujo tema seria o mundo dos rodeios. Trata-
se de A História de Ana Raio e Zé Trovão,
obra escrita por Marcos Caruso e Rita Buz-
zar. Com 251 capítulos a novela percor-
reu cerca de 14 mil quilômetros, mostrando
além de rodeios o mundo circense em todo o
Brasil. Foi ao ar de 12 de dezembro de 1990
a 13 de outubro de 1991. Segundo Francfort
(2008), a novela alcançou média de 16 pon-
tos de audiência, porém, mesmo com esse
bom resultado, não obteve o mesmo sucesso
que sua antecessora, Pantanal.

Desse modo, na tentativa de repetir o
mesmo sucesso de Pantanal, buscou-se criar

www.bocc.ubi.pt



Rede Manchete: um estudo de caso 5

uma produção que reutilizasse dos mesmos
elementos que fizeram da obra de Bene-
dito Ruy Barbosa um sucesso, paisagens na-
turais como palco de uma novela. O lo-
cal escolhido agora seria a Amazônia. A
novela era uma adaptação do livro Galvez,
O Imperador do Acre e estreou em 10 de
dezembro de 1991 com o nome Amazônia.
Devido aos altos custos com gravações na
região amazônica, Amazônia representava
uma aposta de risco para a Rede Manchete.
A direção da emissora decidiu investir na
novela, pois esta significava uma oportu-
nidade de retomar o sucesso comercial de
Pantanal. Contudo a trama não agradou ao
público, pois:

Tratava-se de uma produção com-
plicadíssima, com altos custos que
[...] na verdade não foi vista
por quase ninguém e transformou-
se em um dos maiores fiascos da
televisão brasileira. A média do
Ibope patinava próxima a míseros
dois pontos (FRANCFORT, 2008,
p. 152).

Os investimentos perdidos em Amazônia
fizeram com que a Rede Manchete entrasse
em uma grave crise financeira no ano de
1992. Nessa época, para garantir o paga-
mento de uma dívida de 60 milhões de
dólares, o Banco do Brasil embargou vários
bens da TV Manchete. Em um encontro na
sede do Banco do Brasil em São Paulo com
o então presidente da instituição Lafaiete
Coutinho, Adolpho Bloch pediu a renegocia-
ção da dívida, solicitando um prazo maior
para saldá-la. Diante desse quadro, das di-
ficuldades em se negociar as dívidas com o
Banco do Brasil, dos investimentos perdi-
dos com a novela Amazônia, Adolpho Bloch

começou a cogitar a venda da rede de tele-
visão para solucionar esses problemas.

3 A venda da Rede Manchete no
final do Governo Collor
(1992-1993)

Hamilton Lucas de Oliveira nasceu em São
Paulo, 1950. Sua família trabalhava no ramo
gráfico e Hamilton também passou a tra-
balhar na gráfica de sua família, chamada
Triunfo. A empresa se especializou em
imprimir formulários contínuos, usados em
contabilidade bancária e empresarial e bi-
lhetes de loteria. A estratégia para o cresci-
mento da gráfica consistia na aquisição de
pequenas gráficas em dificuldade financeira.
Logo depois de comprá-las, a família de
Hamilton investia nelas para sanar as dividas
e, a partir do momento em que começassem
a dar lucros, integravam o grupo gráfico. Foi
desse modo que Hamilton uniu essas empre-
sas e formou a Indústria Brasileira de For-
mulários – IBF. A IBF de Hamilton, em
1992, foi um dos grupos que mostrou inte-
resse em adquirir a Rede Manchete de Tele-
visão, após se tornar público o interesse de
Adolpho Bloch em vender a emissora.

Após negociações, em 9 de junho de 1992
passaram para as mãos de Hamilton Lucas de
Oliveira as cinco geradoras que compunham
a TV Manchete, emissoras em São Paulo,
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e For-
taleza, e as rádios que também pertenciam
ao grupo Bloch. O empresário proprietário
da IBF comprou por 70 milhões 49% da TV
Manchete e passou, pelo acordo, a adminis-
trar a emissora de televisão. O controle dos
outros 51% da rede seriam repassados após a

www.bocc.ubi.pt



6 Renan Milanez Vieira

quitação de todas as parcelas estipuladas no
acordo de venda.

Ficou estipulado também que caso a
dívida da televisão fosse superior a 140 mi-
lhões de dólares, seria ressarcido pelo grupo
Bloch. Na época do acordo, ele foi infor-
mado de que as dívidas estavam estimadas
em 110 milhões de dólares, porém “ao entrar
na Manchete, Oliveira descobriu que Bloch
tinha vendido quase todo o espaço publi-
citário da emissora por quase um ano. Des-
cobriu também que as dívidas eram muito
superiores a 150 milhões de dólares”. Ainda
assim, o grupo IBF assumiu a Manchete no
mês de junho de 1992.

Diante da grave crise econômica her-
dada da administração Bloch, logo no mês
de julho de 1992 a IBF demitiu 670 fun-
cionários. Nessa época o único destaque da
programação foi o programa Clodovil Abre
o Jogo, apresentado pelo estilista Clodovil
Hernandes. A situação da Rede Manchete
agravou-se ainda mês no mês de novembro,
quando os funcionários deixaram de receber
seus salários e Hamilton, diante desse quadro
e também pelo fato de o grupo Bloch não
ter cumprido a cláusula a respeito do valor
da dívida da televisão, decidiu não pagar a
última parcela do acordo de venda para os
Bloch.

Em 10 de fevereiro de 1993 a IBF de-
via aos funcionários os salários de dezem-
bro e janeiro. A rede nesse dia saiu do
ar por segundos em três ocasiões. Isso
foi um aviso dos técnicos à diretoria da
Manchete para que seus salários fossem pa-
gos. Nessa época, em todo o Brasil, havia
700 funcionários em greve. No dia 15 de
março houve uma invasão de funcionários da
Manchete à sede da emissora durante uma

assembléia do Sindicato dos Jornalistas e
Radialistas de São Paulo:

30 funcionários invadiram o hall
de entrada da Manchete, subi-
ram pelas escadas até o 4o an-
dar, arrombaram a porta do se-
tor de exibição [...] e colocaram
no ar o sinal do gerador de ca-
racteres. Um dos funcionários
[...] digitou uma mensagem sobre
o logotipo da Manchete: Estamos
fora do ar, por motivos falta de
pagamento dos meses de dezem-
bro, janeiro, fevereiro e parte do
décimo terceiro de 1992 (FRANC-
FORT, 2008, p. 201).

O episódio foi assunto em diversos jor-
nais na página principal em vários meios de
comunicação e chegou ao conhecimento de
Adolpho Bloch. O empresário, vendo a si-
tuação grave da Manchete, envia uma carta
aberta à imprensa, fazendo um desabafo so-
bre o episódio de venda da emissora para
o grupo IBF. No texto Adolpho contou um
pouco sobre sua carreira e disse que mesmo
em crise mantinha os pagamentos da tele-
visão e que achava que a venda para Hamil-
ton seria a melhor saída para a rede. Ao
concluir, disse que entrou na Justiça para
rescindir o contrato de cessão de cotas com
Hamilton Lucas de Oliveira para retomar o
controle da televisão e que seria capaz de re-
colocar a Rede Manchete em funcionamento
pleno.

No dia 23 de abril, o presidente Itamar
Franco cancelou a venda da TV Manchete e
devolveu o controle da emissora a Adolpho
Bloch. Em resposta à decisão, Hamilton en-
trou, em maio, com recurso na Justiça con-

www.bocc.ubi.pt



Rede Manchete: um estudo de caso 7

tra Adolpho Bloch. Mesmo com situação ju-
rídica indefinida, o controle da Manchete fi-
cou nas mãos dos Bloch. O grupo Bloch re-
assumiu a TV Manchete com uma proposta
de pagar todos os salários que não foram pa-
gos pela IBF em 30 dias. No entanto o paga-
mento só ocorreu dois meses depois.

4 A reestruturação por meio das
novelas históricas

O ano de 1994 foi para a Rede Manchete
uma época de reestruturação econômica,
com o pagamento dos salários atrasados do
período da administração IBF. Isso se re-
fletiu na programação da emissora, pois não
havia, inicialmente, dinheiro para se investir
na cobertura de eventos tradicionais, como a
Copa do Mundo, por exemplo. Ainda assim,
a Manchete conseguiu transmitir o Carnaval
do Rio de Janeiro. Quanto à teledramaturgia,
em razão da ausência de recursos, produziu
a novela 74.5 Uma onda no ar em parceria
com uma produtora independente.

No final de 1994, com a popularidade
em alta graças ao fenômeno Cavaleiros do
Zodíaco, a emissora dos Bloch consegue le-
vantar verba para a produção própria de no-
velas. Entretanto, por causa de dívidas com
o Banco do Brasil e com o Governo Fe-
deral, que em 1995 chegavam a 180 milhões
de reais, e também pelo receio da emissora
voltar às mãos do grupo IBF, foi criada a
produtora Bloch Som e Imagem, empresa do
grupo Bloch que respondia pela produção de
novelas e pelos estúdios onde eram produzi-
das. Desse modo, a Bloch Som e Imagem
produziu a novela Tocaia Grande, baseada
no romance de Jorge Amado. Tocaia Grande
marca o retorno de produções próprias da

Manchete no campo da teledramaturgia, que
desde 1993 não produzia novelas.

Tocaia Grande foi ao ar de 16 de out-
ubro de 1995 a 10 de setembro de 1996.
A estréia da novela alcançou apenas 3 pon-
tos no ibope, resultado abaixo do esperado
da direção da Manchete, que investiu 6 mi-
lhões na produção. Diante desse resultado,
Adolpho Bloch decidiu trocar de diretor e
contrata Walter Avancini, que realizou alte-
rações no roteiro da obra e trouxe mais a-
gilidade para a história. Isso fez com que
a audiência da novela aumentasse para uma
média de 12 pontos no ibope, segundo Site
Rede Manchete – Qualidade em primeiro
lugar1. Os resultados positivos de Tocaia
Grande permitiram que a TV Manchete am-
pliasse os investimentos em novelas e pro-
gramas de outros gêneros. No entanto, após
realizar as alterações em Tocaia Grande,
Adolpho Bloch, em novembro de 1995, foi
submetido a uma cirurgia para tratar de pro-
blemas no pulmão e coração. Na madrugada
do dia 18 para o dia 19, aos 87 anos fale-
ceu o presidente do grupo Bloch, Adolpho
Bloch. Diante da morte de Adolpho, Pe-
dro Jack Kapeller, seu sobrinho, assume a
presidência do grupo e, conseqüentemente
da TV Manchete. Uma das primeiras me-
didas tomadas por Kapeller é investir na
popularização da programação da Manchete,
o que pode ser percebido a partir do ano
de 1996, com a estréia do Programa Raul
Gil, aos sábados, e também com programas
jornalísticos, como Câmera Manchete e o
Na Rota do Crime, que abordavam temas
polêmicos e sensacionalistas.

Um dos destaques nessa época foi o Na

1Rede Manchete – Qualidade em Primeiro Lugar.
Acesso em 20 de novembro de 2009.

www.bocc.ubi.pt



8 Renan Milanez Vieira

Rota do Crime. Tratava-se de um pro-
grama jornalístico que objetivava mostrar a
realidade das periferias das cidades, acom-
panhando junto com policiais operações de
apreensão de drogas, assaltos e fugas de ban-
didos, ou seja, apresentar cenas fortes para
segurar o telespectador. Segundo o diretor da
atração, Emerson Lima2, a atração baseou-
se em um programa de formato semelhante
da televisão americana e chamou a atenção
da direção da Manchete pelo baixo custo de
produção, 30 mil reais mensais, e pela au-
diência, média de 11 pontos no ibope, no
horário em que era exibido, às sextas-feiras
à noite.

No final de 1996, definiu-se que Xica da
Silva seria a novela que substituiria Tocaia
Grande. As chamadas para a estréia da
novela começaram a ser veiculadas na TV
Manchete a partir de julho de 1996. No
dia 17 de setembro do mesmo ano, entra no
ar produção, assinada por Walcyr Carrasco
e com direção de Walter Avancini. Logo
que estreou a novela já demonstrava ser um
grande sucesso e era comparada como a
sucessora de Pantanal. Xica da Silva, de
acordo com o Site Rede Manchete – Qua-
lidade em primeiro lugar3, alcançou média
de 17 pontos no ibope.

O ano de 1997 seguia com o projeto de Pe-
dro Jack Kapeller de popularização da pro-
gramação da Manchete, com novelas, jorna-
lismo polêmico e com as animações japone-
sas. A emissora mantinha-se embalada no
sucesso de Xica da Silva, os Cavaleiros do

2SEQUEIRA, Cléofe Monteiro de. Na Rota do
Crime cobre a Realidade. In: LOPES, Dirceu Fer-
nandes; SOBRINHO, José Coelho (org). Edição em
jornalismo eletrônico. São Paulo: Edicon, 2000.

3Rede Manchete – Qualidade em Primeiro Lugar.
Acesso em 20 de novembro de 2009.

Zodíaco ainda garantiam retorno, não tanto
como no início de sua exibição, em 1994 e
1995, mas era também um dos destaques da
emissora.

No mês de março de 1997 o projeto de
popularização da Manchete prosseguia, com
novos programas de auditório, como o Sula
Miranda Show e o Mexe Brasil; no jorna-
lismo policial, Na Rota do Crime e Câmera
Manchete; e um novo segmento feminino,
com o programa Mulher de Hoje, exibido no
período da tarde.

Walter Avancini também decidiu a suces-
sora de Xica da Silva.A próxima novela teria
como tema o mundo dos cangaceiros e se
chamaria Mandacaru. A produção estreou
no dia 12 de agosto de 1997, com elenco
composto pela maioria dos atores que atua-
ram em Xica da Silva. A trama baseava-
se no universo do cangaço, na história de
Lampião e Maria Bonita. No primeiro mês
de exibição, Mandacaru não conseguiu man-
ter a mesma audiência de Xica da Silva,
garantindo uma média de oito pontos de au-
diência durante seus 259 capítulos. Ainda no
ano de 1997, o escritor Paulo Coelho cedeu
os direitos de sua obra Brida para uma versão
em telenovela. Brida seria então trabalhada
como sucessora de Mandacaru.

5 A Rede Manchete em 1998
Em março de 1998, a Rede Manchete refor-
mulou sua grade de programação. O Jor-
nal da Manchete, principal jornal da emis-
sora, passou a ser exibido em três edições,
às 12H30, 20H30 e 00H00, com cenário e
vinhetas padronizados. Claudete Troiano as-
sumiu a apresentação do programa feminino
Mulher de Hoje. Além disso, a Manchete
investiu em atrações populares, com o pro-

www.bocc.ubi.pt



Rede Manchete: um estudo de caso 9

grama Magdalena Manchete Verdade e o
Domingo Milionário, apresentado por Luiz
Thunderbird, Marcelo Augusto e por J. Sil-
vestre.

Dos programas citados, apenas o
Domingo Milionário, devido a questões
de audiência não permaneceu na grade, foi
retirado em abril. Em seu lugar, por meio
de parceria com a produtora independente
TV Ômega, foi ao ar o Domingo Total,
apresentado por Sérgio Mallandro, Virginia
Nowicki e Otávio Mesquita. Durante o
programa eram realizados diversos sorteios
através do serviço telefônico chamado 0900,
ou seja, tratava-se de concursos realizados
por meio de um número de telefone. Os
telessorteios estavam presentes em grande
parte da programação da Manchete e era
uma das principais formas de a emissora ar-
recadar dinheiro, inclusive nas transmissões
da Copa do Mundo de 1998.

Devido ao evento, o Jornal da Manchete
foi transmitido diretamente de Paris logo no
início dos jogos, em 10 de junho de 1998.
Para garantir as transmissões do evento e
também dos telejornais, foram para a França
cerca de 140 profissionais. As transmis-
sões da Manchete não alcançaram o retorno
desejado em termos de audiência. Fora
isso, a proibição do serviço de 0900 pre-
judicou a emissora, que perdeu uma das
suas principais formas de arrecadação de re-
ceita. Gastaldo (2001) compara as audiên-
cias das principais emissoras brasileiras du-
rante a final da Copa e destaca o fracasso da
Manchete na exibição dos jogos em questão:

Na Copa de 1998, a partida fi-
nal entre Brasil e França teve,
segundo dados do Ibope (Insti-
tuto Brasileiro de Opinião Pública

e Estatística), uma audiência de
94% dos televisores ligados, so-
mando todas as emissoras de tele-
visão aberta que transmitiram o
evento, a saber: Bandeirantes,
Globo, Manchete, Record e SBT.

A Rede Globo alcançou partici-
pação média de 75% na audiên-
cia (o que, projetado para o Brasil,
representa cerca de 80 milhões
de telespectadores. Já a Rede
Manchete alcançou apenas 1% da
audiência neste jogo (o que repre-
senta pouco menos de 1 milhão de
telespectadores em todo o Brasil).
Bandeirantes ficou com cerca de
10% , SBT com 7% e Record com
5% (GASTALDO, 2001, p. 6).

Após a exibição da Copa do Mundo, os
investimentos da Manchete concentraram-
se na novela Brida, que estreou no dia 11
agosto, às 19h e teve seus primeiros capí-
tulos gravados na Irlanda. Os investimentos
por capítulo eram de 45 mil dólares. Como
garantia para atrair os anunciantes, foi fir-
mado pela Manchete um contrato de risco
com as agências de publicidade. Se o ibope
de Brida não chegasse a no mínimo 5 pon-
tos no ibope, não haveria anúncios na no-
vela. Além disso, a meta da Manchete era
chegar a 10 pontos de média. Como Brida
alcançou apenas 2 pontos de média de au-
diência, a emissora, pelo contrato, perderia
os anúncios. Porém, por meio de uma nego-
ciação, recebeu os valores das cotas de pu-
blicidade em troca da veiculação de anúncios
extras gratuitos.

Brida não trouxe somente prejuízo para a
Manchete, mas agravou ainda mais a crise fi-
nanceira que se iniciara no período das trans-

www.bocc.ubi.pt



10 Renan Milanez Vieira

missões da Copa do Mundo. Logo após o
primeiro mês de exibição, a novela mudou
de horário, fora exibida às 21h30, no entanto
a mudança de horário não trouxe grandes re-
sultados. O diretor Walter Avancini reali-
zou também diversas alterações na trama, in-
vestiu em erotismo, ainda assim em vão. Os
altos custos de Brida e a questão dos anún-
cios extras prejudicaram também a progra-
mação da Rede Manchete, que ficou sem
recursos financeiros para seguir com a pro-
duções de várias atrações da emissora.

Dessa forma, devido à perda de recursos, a
direção da Rede Manchete decidiu extinguir
vários programas, como o Domingo Total,
o programa Magdalena Manchete Verdade e
outros jornalísticos. Bolaños (2004) acres-
centa que a crise financeira da Manchete afe-
tou o quadro de funcionários da televisão e a
estrutura da rede:

Em 30 de setembro de 1998, a di-
reção da emissora anunciara um
corte de 20% do seu total de 1900
funcionários, perdendo apresenta-
dores conhecidos e diretores, e
acabando com praticamente todas
as realizações próprias [...], de-
pois de já ter perdido quase to-
dos os que realizavam produções
terceirizadas, além de várias afi-
liadas. Um dos últimos a sair
foi Raul Gil, que voltou para
a Record. A partir daí, [...]
a Manchete passou a apresen-
tar uma programação repleta de
reprises (BOLAÑOS, 2004, p.
250).

No mês de outubro os atores da novela
Brida entraram em greve e foram até a

Justiça do Trabalho protestar contra o atraso
no pagamento dos salários. No dia 15 de
outubro, os estúdios onde eram gravados as
novelas da Manchete foram desativados e
os atores entraram com um processo contra
a emissora devido às questões trabalhistas.
Nessa situação, a direção da Manchete de-
cidiu que Brida se encerraria no dia 23 de
outubro. A novela tinha previsão de ir até
o ano de 1999, mas, sem os atores e os es-
túdios, não havia mais condições de seguir
com as gravações. Na sexta-feira, 23 de
outubro, o locutor oficial da emissora, Eloy
Decarlo, narrou um resumo com o final da
trama, intercalando com imagens congeladas
e com outras já gravadas dos personagens. Já
na segunda-feira, dia 26, no mesmo horário
de Brida, a Manchete iniciou a reprise da
novela Pantanal.

Os prejuízos obtidos com a transmissão
da Copa do Mundo e com a novela Brida
prejudicaram a grade de programação da
emissora, que teve vários programas cance-
lados. Fora isso, os funcionários da Rede
Manchete haviam recebido parcialmente os
salários referente ao mês de setembro de
1998. Os estúdios onde eram produzidos
as novelas foram desativados e a Manchete
começou a reduzir o quadro de funcionários.

Nesse quadro de crise, o jornal Folha de
São Paulo noticiou no dia 23 de outubro
de 1998 que o empresário Hamilton Lucas
de Oliveira, presidente do grupo IBF, en-
trou na Justiça para derrubar a liminar que
havia passado o controle da emissora, em
1993, para a família Bloch. A disputa ju-
dicial só foi definida no dia 18 de dezem-
bro de 199810, quando o juiz Marco Aurélio
Fróes definiu que os donos da emissora são
a família Bloch. Hamilton Lucas de Oliveira

www.bocc.ubi.pt



Rede Manchete: um estudo de caso 11

foi também condenado a pagar 6,5 milhões
por danos morais aos Bloch.

Em meio a essa crise, Pedro Jack Kapeller,
presidente do grupo Bloch, recebeu uma pro-
posta intermediada pelo banco Pactual de in-
vestidores que teriam interesse em adquirir
a Rede Manchete. Tratava-se de uma ope-
ração que inicialmente sanearia as dívidas da
emissora para, em seguida, repassar a tele-
visão aos novos proprietários. No entanto,
a negociação não prosseguiu e a Manchete
entrou no ano de 1999 à procura de investi-
dores para a realização de parcerias comerci-
ais. Sendo assim, Pedro Jack Kapeller, assi-
nou no dia 3 janeiro um acordo com a Rede
Gospel de Comunicação (RGC), empresa
pertencente à Igreja Renascer em Cristo. No
entanto, essa parceria ainda precisaria ser
aprovada pelo ministério das Comunicações.
Segundo a Folha de São Paulo,

a RGC Produções Ltda. – que
faz os programas da Igreja Re-
nascer exibidos na Manchete –
passa a dividir a responsabilidade
pela produção, operacionalização
e comercialização das cinco emis-
soras que compõem a rede. O
acordo estabelece que quem cria
a programação, vende os comer-
ciais e produz os programas é a
Renascer, não mais o grupo Bloch.
Em troca, a igreja deve pagar um
arrendamento – espécie de aluguel
–, que pode chegar a R $ 5 milhões
mensais, segundo apurou a Folha
(Folha de São Paulo, 9 de janeiro
de 1999).

Pelo acordo, a RGC além de assumir a
gerência da Rede Manchete, ficaria também

responsável, junto com o grupo Bloch, pelo
pagamento dos salários dos funcionários,
inclusive os que estavam atrasados desde
setembro de 1998. O contrato firmado en-
tre a RGC e o grupo Bloch tinha por du-
ração de 15 anos. Parte dos funcionários
voltaram ao trabalho após receberem um dos
salários atrasados. Os programas Jornal da
Manchete, Programa de Domingo, Mulher
de Hoje e Frente a Frente voltaram a ser a-
presentados. Eles estavam fora do ar desde o
dia 22 de dezembro.

O presidente da RGC e da Fundação Re-
nascer, Estevam Hernandes Filho, afirmou
em reunião com o então ministro das Comu-
nicações, Pimenta da Veiga o compromisso
de pagar as dívidas da Manchete. Contudo
as dívidas da Manchete, em 1999, estavam
estimadas em cerca de 500 milhões de reais,
sendo que 250 milhões eram com o INSS. As
concessões da TV Manchete estavam ven-
cidas desde 1996 e o ministro Pimenta da
Veiga estipulou que o grupo Bloch tinha até
o dia 18 de maio para regularizar suas dívi-
das com o governo, sob pena perder as con-
cessões da televisão.

No dia 13 de fevereiro12, a Folha noti-
cia que a Manchete rompeu o contrato com
a RGC. Os funcionários da emissora foram
avisados por um comunicado escrito por Pe-
dro Jack Kapeller, que também foi lido par-
cialmente no Jornal da Manchete do mesmo
dia. Oficialmente, o grupo Bloch assumiu a
emissora no dia 24 de fevereiro de 1999.

Já no início do mês de março, Kapeller
submeteu ao Ministério das Comunicações
uma proposta de uma empresa que estaria in-
teressada em comprar a emissora. O inter-
mediador nessa negociação foi o então mi-
nistro das Comunicações Luiz Carlos Men-
donça de Barros, que assumiu ministério no

www.bocc.ubi.pt



12 Renan Milanez Vieira

lugar de Pimenta da Veiga. A proposta de
compra da TV Manchete, veio do grupo
TeleTV, de Amílcare Dallevo. No entanto,
o ex-proprietário da emissora Hamilton Lu-
cas de Oliveira, do grupo IBF, havia con-
seguido em março de 1998 uma liminar na
justiça impedindo a venda da Manchete. A
família Bloch deveria, então, derrubar essa
liminar para poder negociar com o grupo
TeleTV. A decisão sobre a propriedade da
Rede Manchete saiu no dia 05 de maio de
1999, dando posse à família Bloch. Desse
modo, as negociações com a TeleTV re-
tomaram somente em maio.

No processo de venda da Rede Manchete,
as concessões, mesmo sendo um bem
público, entraram em conjunto com a nego-
ciação da venda da televisão. As empresas
da família Bloch, que inclui as gráficas, e-
ditora, a televisão e a produtora Bloch Som
e Imagem foram dividas da seguinte forma:
a TV Manchete Ltda. ficou com as insta-
lações (da rede manchete), acervo e dívidas
com bancos, INSS e FGTS; a Bloch Editores
ficou com a gráfica e os direitos de publi-
cações de títulos como Manchete, Amiga e
Pais e Filhos; e a Bloch Som e Imagem fi-
cou com os estúdios de Água Grande, onde
eram gravadas as novelas e com os direitos
de novelas como Tocaia Grande, Xica da
Silva, Mandacaru e Brida.

A proposta de Dallevo, para a transferên-
cia das concessões dos cinco canais da rede,
consistia em assumir da TV Manchete Ltda.
as dívidas trabalhistas, do INSS e também
do FGTS. Todas essas pendências somaria
cerca de 330 milhões de reais. O restante
da TV Manchete Ltda, instalações, equipa-
mentos, acervo e outras dívidas, na margem
de 200 milhões de reais, seriam compradas
pela empresa Hesed Participações S/C, de

Fábio Saboya. Dessa forma, as duas em-
presas, TeleTV e Hesed, compraram a Rede
Manchete separadamente. A Bloch Som e
Imagem e a Bloch Editores continuariam nas
mãos da família Bloch.

Com relação aos funcionários, o presi-
dente Amílcare Dallevo submeteu uma pro-
posta aos sindicatos dos radialistas do Rio
de Janeiro e de São Paulo o pagamento dos
salários atrasados, desde outubro de 1998,
em 12 parcelas. A folha de pagamento a
ser considerada seria a de agosto de 1998,
isso significa que as demissões ocorridas
em setembro, início da crise da Manchete,
quando a emissora anunciou um corte de
cerca de 600 funcionários, seriam cance-
ladas.

Um ponto relevante é que a própria Bloch
Editores ficou como uma espécie de fiadora
da Hesed, de Fábio Saboya:

A TeleTV assumiu cerca de 1.600
funcionários da Manchete e as
dívidas previdenciárias e traba-
lhistas, estimadas na época em
cerca de R$ 250 milhões.

O banqueiro Fábio Saboya Salles
Jr. comprou o passivo da empresa,
a parte "podre", forma como os
próprios executivos se referiram,
aos equipamentos, imóveis e ao
CGC da Manchete. Salles Jr. ar-
cou com dívidas de cerca de R$
100 milhões.

A Bloch Editores – parte do grupo
que controlava a Manchete-, se-
gundo o contrato firmado com o
banqueiro, serviria de garantidora
do negócio, uma espécie de fiadora
(Folha de São Paulo, 4 de novem-
bro de 1999).

www.bocc.ubi.pt



Rede Manchete: um estudo de caso 13

Pedro Jack Kapeller e Amílcare Dallevo
dirigiram-se no dia 9 de maio a Brasília
para assinar a transferência das concessões
da Rede Manchete, seguindo o acordo fir-
mado pelo presidente da TeleTV. O docu-
mento de transferência foi assinado às duas
da tarde e, a partir dessa data, as concessões
da Rede Manchete passaram a pertencer ao
grupo TeleTV.

6 Considerações sobre a
trajetória da Rede Manchete

Ao se analisar a história da TV Manchete,
pode-se atribuir a falência da emissora a al-
guns fatores, entre eles se destacam o mo-
delo de administração da família Bloch e
a evolução da dívida contraída pela emis-
sora com bancos e instituições financeiras.
A postura administrativa dos Bloch diante
de um quadro de crise financeira era a de
concentrar todos os investimentos da emis-
sora em uma atração. Essa atração, caso
fosse comercialmente bem-sucedida, garan-
tia o resto da programação, ou seja, seria
como uma espécie de sustentáculo para toda
a programação. Caso os resultados ficas-
sem aquém das expectativas, a rede não so-
mente perderia esses investimentos, mas fi-
cava sem capital para manter a programação
e a rede como um todo. Para sair da crise
a emissora recorreu ao sistema bancário em
busca de investimentos, no entanto, a rede
precisava de uma programação atrativa ao
mercado publicitário para garantir a sobre-
vivência da rede e também o pagamento dos
empréstimos, pois do contrário, o valor da
dívida cresceria e a emissora acabaria fi-
cando sem meios para seguir com investi-
mentos. Osmar Gonçalves14, que foi dire-

tor da Rede Manchete, explica que havia três
principais fontes de arrecadação, uma delas
vinha pelas atrações jornalísticas, outra do
campo da teledramaturgia e a terceira das
atrações infantis.

Logo na estréia da Rede Manchete, em
1983, Adolpho Bloch investiu 50 milhões de
dólares na estrutura e programação da emis-
sora. Todo esse investimento, no entanto,
não alcançou os resultados esperados. Três
anos depois da estréia, em 1986, já havia
sido contabilizado um prejuízo de 34 mi-
lhões de dólares. Diante desse quadro, a
administração Bloch decidiu investir ainda
mais na emissora, buscando mais recursos
e investindo em atrações para as classes
mais populares. O sucesso adquirido com
as atrações infantis, principalmente com a
exibição das séries TOKUSATSU a par-
tir de 1988, trouxeram recursos para a TV
Manchete, fundamentais para a manutenção
da rede e para investimentos em outras
atrações. A teledramaturgia, pelo fato de es-
tar em alta nos anos de 1989 a 1991, também
permitiu o crescimento da Rede Manchete e
foi nessa época que houve os sucessos com
Kananga do Japão, Pantanal e A História de
Ana Raio e Zé Trovão.

No entanto, à medida que a Manchete al-
cançou bons resultados no campo da teledra-
maturgia, mais se investiu nesse campo. É
por esse motivo que se compreende o fato
de o prejuízo da novela Amazônia ter pre-
judicado tanto a rede. A baixa audiência da
novela não só prejudicou o faturamento da
emissora, mas a deixou sem verbas para se
investir em outras produções. Dentro desse
quadro, sem condições financeiras para in-
vestir e com uma dívida crescente, Adolpho
Bloch decidiu vender a Rede Manchete, em
1992.

www.bocc.ubi.pt



14 Renan Milanez Vieira

De posse da Rede Manchete, a adminis-
tração IBF prejudicou a emissora em termos
de programação e também em termos finan-
ceiros. Funcionários da rede ficaram sem re-
ceber seus salários, o que provocou greves
e invasões dos funcionários à torre de trans-
missão da emissora, tornando público a crise
que a Manchete se encontrava. Adolpho
Bloch, ao ver esse quadro grave, consegue
cancelar o contrato de venda e reassumiu a
direção da Rede Manchete.

A família Bloch assumiu a televisão com
uma situação econômica grave, com os
salários dos funcionários atrasados. Diante
dessa situação, as esperanças da emissora
estavam investidas novamente em um pro-
grama que atraísse audiência e faturamento
para a Manchete. E foi justamente nessa
época que começou o fenômeno Cavaleiros
do Zodíaco. A exibição dessa animação
japonesa não só possibilitou o reestruturação
da emissora, como trouxe por meio das ani-
mações japoneses vários aspectos da cultura
pop do Japão. Em seguida, o sucesso com a
novela Xica da Silva também possibilitou a
recuperação da Rede Manchete.

O ano de 1998, contudo, foi marcado
por vários investimentos equivocados. O
desgaste na programação fez com que no
mês de março desse ano a grade da TV
Manchete fosse alterada. Fora isso, a emis-
sora investiu muito na cobertura da Copa do
Mundo de 1998. A transmissão do evento
não alcançou os resultados esperados pela
direção da emissora e trouxeram muito pre-
juízo. Fora isso, a proibição do serviço de
telessorteio 0900 fez com que a arrecadação
da televisão diminuísse.

Diante desse quadro, mais uma todas as
esperanças e investimentos voltaram-se para
a novela Brida. O alto custo da nove-

la, a baixa audiência e o contrato com os
anunciantes serviram para que a crise da
Manchete atingisse projeções preocupantes,
com o não pagamento dos salários dos fun-
cionários, em setembro de 1998. A partir
disso, passou por uma parceria com a Fun-
dação Renascer, que durou um mês devido
ao não cumprimento do contrato por parte
da Renascer, até a venda da emissora para
o grupo TeleTV.

Ao solicitar o pedido de autofalência da
Bloch Editores, Pedro Jack Kapeller envia
um documento à Justiça. Nesse documento,
esclarece que a falência da TV Manchete tem
relação direta ao modelo de administração
empregado na emissora:

Com o alto custo das opera-
ções, o universo empresarial
brasileiro precisou recorrer ao
sistema bancário, uns mais outros
menos, dentro da normalidade
do mercado. Assim, em 1991,
a Rede Manchete de Televisão
Ltda. Obteve um empréstimo de 3
milhões de dólares no Banco do
Brasil. Foi o início do perverso
processo que levou Adolpho Bloch
a vender a rede [...] A transação
acabou cancelada pela Justiça,
levando a TV a ser devolvida à
Bloch com novas dívidas e com-
promissos não cumpridos, e da
explosão dos juros sobre emprés-
timos como mais um subproduto
das malsucedidas operações de
transferência de ativos e passivos
da TV. A tempestade que atingiu
a TV finalmente arrastou a Bloch
(GONÇALVES, 2008, p. 418).

O modelo administrativo da TV Manchete

www.bocc.ubi.pt



Rede Manchete: um estudo de caso 15

influenciou diretamente a evolução das dívi-
das da emissora. Esses débitos, devidos a
vários fatores, principalmente a investimen-
tos mal sucedidos, prejudicaram a outras em-
presas do grupo, como a Bloch Editores.
Dessa forma, pode-se perceber os porquês
de Pedro Jack Kapeller enfatizar que a crise
da TV Manchete ter afetado todo o grupo
Bloch.

Já concretizada a venda da TV Manchete,
o jornal Folha de São Paulo denunciou, em
2002, que o acervo da emissora, incluindo
programas jornalísticos, como Documento
Especial, e novelas, como Pantanal, está
se deteriorando no prédio que era sede do
Grupo Bloch. Esse local foi lacrado de-
vido a questão jurídica envolvendo questão
da sucessão trabalhista da Rede Manchete
pela Tele TV. Até a presente data essa
questão trabalhista ainda não foi resolvida e
o patrimônio da emissora dos Bloch continua
lacrado pela Justiça. Perde-se dessa forma a
memória televisiva do Brasil, do período que
vai desde a saída do regime militar até a de-
mocratização do país.

Referências
Referências Bibliográficas

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Mer-
cado brasileiro de televisão. São Paulo:
EDUC, 2004.

FRANCFORT, Elmo. Rede Manchete:
aconteceu, virou história. São Paulo:
Imesp, 2008.

GASTALDO, Édison Luis. Narrando o
Fracasso: a locução esportiva na de-
cisão da Copa do Mundo de 1998. In-
tercom 2001.

MATTOS, Sérgio Augusto Soares.
História da televisão brasileira:
uma visão econômica, social e política.
Petrópolis: Vozes, 2. ed., 2002.

OLIVEIRA, João Paulo; CASTRO, Thell
Fernando Gabriel; GODI JUNIOR,
Wanderley. O nascimento, o auge e
a decadência das redes Tupi, Excel-
sior e Manchete. 2004. Trabalho de
Conclusão de Curso – Universidade de
Ribeirão Preto, São Paulo, 2004.

SEQUEIRA, Cléofe Monteiro de. Na
Rota do Crime cobre a Realidade.
In: LOPES, Dirceu Fernandes; SO-
BRINHO, José Coelho (org). Edição
em jornalismo eletrônico. São Paulo:
Edicon, 2000.

Periódicos

Manchete é dos Bloch, diz Justiça do Rio.
Folha de São Paulo. São Paulo, sexta-
feira, 18 de dezembro de 1998. Folha
Dinheiro.

Renascer quer que fiel pague por TV. Folha
de São Paulo. São Paulo, sábado, 9 de
janeiro de 1999. Folha Ilustrada.

Manchete rompe contrato com Renascer.
Folha de São Paulo. São Paulo,
Sábado, 13 de Fevereiro de 1999. Folha
Ilustrada.

Governo analisa a venda da Manchete.
Folha de São Paulo. São Paulo, Terça-
feira, 11 de Maio de 1999. Folha Di-
nheiro.

GONÇALVES, José Esmeraldo; Barros, J.
A. (org). Aconteceu na Manchete: as

www.bocc.ubi.pt



16 Renan Milanez Vieira

histórias que ninguém contou. Rio de
Janeiro: Desiderata, 2008.

Webgrafia

Rede Manchete – Qualidade em Primeiro
Lugar. Acesso em 20 de novembro de
2009.

www.bocc.ubi.pt


	Introdução
	Os primeiros passos da Rede Manchete
	A contribuição histórica pela teledramaturgia
	A venda da Rede Manchete no final do Governo Collor (1992-1993)
	A reestruturação por meio das novelas históricas
	A Rede Manchete em 1998
	Considerações sobre a trajetória da Rede Manchete
	Referências

